7 dicas para melhorar o desempenho no MTB

7 dicas para melhorar o desempenho no MTB

 

Para ser um mountain biker de sucesso, não basta apenas ter velocidade e preparo físico. É necessário também possuir um certo grau de habilidade técnica de pilotagem e habilidades de manuseio de bicicletas. Obter velocidade através de seções técnicas, escalar curvas íngremes e navegar por raízes e rochas fazem parte de quase todos os passeios off-road. Da mesma forma que você treina para ser mais aeróbico, você também pode trabalhar para refinar sua habilidade de manuseio da sua bike mtb para se tornar um piloto melhor. 

 

 

Se você é novo no ciclismo de montanha ou já pedala há anos, terão áreas de sua pilotagem em que você se sentirá menos confiante. Curvas, descidas técnicas e saltos são os pontos fracos mais comuns para ciclistas de montanha novos e antigos, enquanto pumping e escalada técnica podem exigir muita prática para serem aperfeiçoados. Em vez de aceitar essas dificuldades como um fato da vida, você pode facilmente trabalhar essas fraquezas com exercícios focados em habilidade em mountain bikes. Confira essas 10 dicas para sua pilotagem para melhorar suas habilidades de mountain bike e se tornar um atleta de MTB mais completo. 

 

 

Cuidados com a bicicleta MTB

 

É difícil focar na trilha quando você está ouvindo barulhos estranhos vindo da sua bike mtb. A manutenção básica da bicicleta leva apenas alguns minutos e pode evitar uma longa caminhada ou, pior ainda, uma ida ao pronto-socorro. Mesmo que você não consiga consertar sua bicicleta, fazer essa verificação lhe dará a chance de levar na oficina antes de pegar a trilha, caso seja necessário. 

 

Examine toda a bicicleta e procure por qualquer coisa que esteja desgastada, rachada, quebrada ou que simplesmente não esteja funcionando direito. Lembre-se que pequenos problemas em casa podem se tornar grandes problemas na trilha. Além disso, certifique-se de que a bicicleta esteja ajustada para você. Uma bicicleta muito grande ou muito pequena será difícil de controlar. 

 

 

Posição do corpo 

 

Quando nos referimos a posição do corpo na bicicleta de montanha, estamos falando especificamente para a posição em que você está quando entra em uma seção técnica — não enquanto pedala ao longo de uma estrada plana ou em uma subida suave. Ao entrar em uma seção de descida ou uma série de curvas, é fundamental estar em uma posição que permita controlar a bicicleta e fluir de maneira segura e consistente. Existem alguns pontos-chave a serem destacados:



  • A cabeça precisa ficar erguida e olhando para o horizonte na trilha. Você pode até pensar que está olhando para frente, mas muitas vezes as pessoas estão olhando apenas para a frente da roda dianteira. 

 

  • Você precisa estar de pé em uma posição que possa permanecer constantemente e sustentada em terrenos mais acidentados — alguns chamam isso de posição de ataque. Os braços estão levemente flexionados, as pernas ligeiramente flexionadas e o tronco está ereto. 

 

  • Os pulsos ficam para baixo — ligeiramente para trás. Os pilotos geralmente se concentram em manter os cotovelos para cima, mas isso pode fazer com que os pulsos rolem para a frente. Embora esta posição proporciona uma boa aderência nas barras, ela reduz a capacidade de conduzir força através das barras até o chão. Role os pulsos para baixo, mas não role os cotovelos para trás.

 

  • Os calcanhares ficam para baixo. Isso permite que você transfira forças para baixo, através da bicicleta para o chão, mantendo essa leve flexão no joelho e sem agachar. Você pode precisar mover a posição do pé no pedal para conseguir isso e, ao andar em um terreno plano, sinta essa posição de mover os calcanhares para baixo sem travar os joelhos para ver como ela difere. 

 

 

Como fazer curvas de mountain bike?

 

As curvas são bem vistas na comunidade de mountain bike. É bem aceito que a capacidade de fazer curvas bem fará toda a diferença e ganhará segundos à frente dos pilotos seguintes em um espaço de tempo muito curto. Existem alguns elementos-chave para melhorar suas curvas e, especificamente, off-road:

 

  • Defina a sua velocidade antes de chegar na curva. A frenagem deve ocorrer antes do piloto entrar na curva e não durante a curva. Estabeleça sua velocidade e, em seguida, saia dos freios. 

 

  • Você precisa olhar pela curva e se comprometer com ela e seu corpo — cabeça, ombros e quadris devem seguir a linha da curva. As fotos no final da trilha mostram falhas comuns, como ombros girando mas quadris não, mudando seu peso e mantém o ciclista afastado no canto.

 

  • A posição da pedaleira varia conforme a curva, portanto, não solte automaticamente o pedal. A maioria das curvas percorridas durante o ciclismo mtb terá algum tipo de sulco, berma ou inclinação e, nesses casos, manter os pedais nivelados é benéfico e equilibrado. Somente quando o canto não tiver muito apoio, ou estiver desalinhado, você precisará soltar o pedal. Muitos ciclistas que praticam o ciclismo de estrada antecipam uma curva tirando o pé do pedal, então se for o seu caso, tente mudar esse hábito. 

 

 

Como melhorar nas subidas de MTB?

 

 

O que desce tem que subir… A emoção da descida ganha-se com as subidas. Embora as estradas facilitem as subidas, as trilhas mais íngremes, estreitas e sinuosas são muito mais recompensadoras e diretas. Esteja avisado: essas trilhas geralmente podem desequilibrá-lo por falta de aderência, girando a roda traseira ou rodando da pista. 

 

  • Considere a altura do selim. Em subidas íngremes, abaixar um pouco a altura vai te ajudar a ficar mais centrado na bike e controlar o levantamento da roda dianteira, além de manter o equilíbrio e tração. O canote precisa apenas de um pequeno movimento da alavanca para soltá-los. 

 

  • Mantenha a cabeça erguida. Olhar para o horizonte do terreno ajudará você a lidar com raízes, troncos, cantos e solos irregulares.

 

  • Defina a marcha cedo e fique sentado, a menos que seja muito íngreme ou você precise de um pico de velocidade. Uma pedalada suave e constante é o que você precisa para manter a tração em uma subida. Basta olhar para os pilotos de testes de bicicleta de montanha — eles mantêm a aderência na roda traseira e sobem suavemente, em vez de acelerar e girar a roda traseira. Parece óbvio, mas o controle é a chave quando o caminho fica íngreme, pois muitos pilotos correm e atacam uma subida que faz com que a roda traseira perca o controle em uma raiz ou levante. 

 

 

Qual a melhor cadência para mountain bike?

 

A cadência, ou seja, a rotação do pedal em um minuto (RPM), é um aspecto muito importante do ciclismo. Ciclistas profissionais gastam muito tempo até desenvolver um bom giro. Se você pedalar fazendo movimentos bruscos em direção ao chão, estará, na verdade, se desequilibrando e realizando mais esforço. A rotação não é apenas mais eficiente, mas também ajuda a manter a tração em condições de trilha. Uma boa cadência consiste em pedalar em círculos e estar na marcha correta. Se você estiver utilizando uma marcha muito alta, será difícil controlar. Mas se você mudar de marcha para manter o RPM, em torno de 70 a 100, verá que é muito mais fácil subir e pedalar em trechos difíceis. Geralmente, os ciclistas de montanha possuem uma técnica ótima de pedalada, pois tendem a ficar sentados durante as subidas íngremes com cascalhos e pedras, justamente para manter a estabilidade de bicicleta.

 

Para melhorar a cadência na mountain bike, é recomendável seguir os seguintes passos:

  • Ajuste a marcha correta: Certifique-se de que você esteja usando a marcha certa para o terreno e a inclinação que você está enfrentando.

 

  • Mantenha uma cadência constante: Mantenha um ritmo constante enquanto pedala, evitando acelerar e desacelerar.

 

  • Faça exercícios de força para as pernas: Aumentando a força das pernas, você será capaz de manter uma cadência mais alta por mais tempo.

 

  • Faça treino de resistência: Pedalando por períodos mais longos, você pode aumentar a sua capacidade de manter uma cadência alta.

 

 

Como melhorar a frenagem?

 

Definir sua velocidade é o principal resultado aqui, então escolher os melhores pontos para frear é uma habilidade importante. Não seja muito duro e brusco nos freios, pois isso impacta diretamente o equilíbrio da bike mtb e enviará o peso para a frente, comprimindo a suspensão. A melhor técnica é ir freando antes do início da seção técnica ou da curva. 

 

  • Não tenha medo do freio dianteiro e use ambos para desacelerar a moto - em descidas, o freio dianteiro é a chave para desaparecer sem derrapar. 

 

  • Mantenha a posição ‘pronta’ na mountain bike — ficar centrado com os calcanhares para baixo e a cabeça erguida proporcionará uma frenagem consistente. Jogar o peso para trás para diminuir a velocidade (como às vezes é ensinado no ciclismo de estrada) geralmente faz com que a roda dianteira perca aderência. 

 

  • É importante saber quando não frear também! O meio da curva o enviará para o lado de fora da curva, as raízes geralmente farão os pneus escorregarem e, se estiver em uma seção rochosa ou técnica, pode fazer com que a roda dianteira caia em um fosso entre pedras ou raízes e mande você embora. 

 

 

Como fazer descidas com mountain bike?

 

 

Indiscutivelmente, a descida é a parte do mountain bike em que obtemos a maior emoção, as seções em declive podem causar muito estresse para alguns, se forem técnicas ou íngremes. Isso geralmente acontece, pois eles perdem sua posição na bicicleta. Quando o terreno fica muito íngreme, você pode reagir colocando seu peso atrás da roda traseira, o que faz com que a roda dianteira perca aderência, então o resultado é uma frenagem maior, o que faz com que a roda dianteira deslize mais. Isso é fácil de resolver:

 

  • Mantenha-se alto na bicicleta (a menos que haja uma queda muito acentuada), pois isso também manterá a aderência da roda dianteira ao frear. 

 

  • Olhe para frente no final da seção e veja onde ela se nivela, pois você sabe que é aqui que pode encontrar mais aderência e desacelerar na saída. É sempre importante manter-se preparado para o terreno que está por vir, por isso sempre olhe para o terreno. 

 

  • Mantenha os freios suaves e tente definir a velocidade antes da seção de descida. Não freie bruscamente durante a seção de descida, pois isso pode desequilibrar a bike mtb, causando derrapamentos ou dificultando a condução durante a seção.

 

  • Se você deseja aumentar sua confiança, não tenha vergonha em começar gradualmente e aumentar para descidas maiores, mais sinuosas e consequentemente, mais difíceis. 

 

 

E é claro que, se você ainda não possui sua mountain bike ou deseja um modelo novo, não deixe de conferir os modelos de bicicletas que a Saga Moove possui no site. Trabalhamos com uma das melhores marcas de bicicleta mountain bike do mercado, a marca BMC Switzerland. Além de serem as melhores, também contam com um atendimento pós-venda incrível onde o cliente possui garantia e assistência técnica, então caso você tenha percebido algo diferente na sua bicicleta, pode contar com a BMC para cuidar disso para você e sua bike mtb.