Veja como tornar sua pedalada ainda melhor com algumas dicas para incrementar a sua bicicleta para estrada!
Ter a bicicleta para estrada certa é um dos principais fatores para o ciclista melhorar a performance em treinos e competições. Como uma extensão tecnológica de seu próprio corpo, é preciso montar a bike com base em metas e objetivos bem claros para potencializar resultados.
A modalidade escolhida é determinante para vários critérios de montagem da bicicleta para estrada. A olímpica, por exemplo, costuma ter uma etapa de apenas um dia. Já as provas contra-relógio são de resistência, com pedaladas que podem durar centenas ou até milhares de quilômetros.
Mas no Cicle Cross o circuito é curto, de 1 a 3 quilômetros em terrenos de terra, lama, grama e asfalto. Assim, a prova mistura trechos de pedalada com obstáculos nos quais muitas vezes o ciclista precisa até mesmo carregar a bike nos ombros.
Nesse caso, o regulamento impõe que as bicicletas tenham algumas limitações mecânicas. Os pneus, por exemplo, só podem ter, no máximo, 33mm. E até há bem pouco tempo nem era permitido que tivessem freios.
Há ainda a modalidade Gravel, com pedaladas em terrenos de cascalho, que também demandam bicicletas para estrada específicas. Apesar de parecidas com as de Cicle Cross, os modelos devem ser bastante ágeis, com uma distância maior entre eixos, chainstays compridos e caixa de direção com ângulo “relaxado”.
Então nada melhor do que montar e conhecer a fundo sua bicicleta para estrada e aproveitar algumas dicas que podem melhorar ainda mais a segurança e a performance na modalidade escolhida.
Veja como fazer isso e invista no equipamento certo!
Confira 4 dicas essenciais para aumentar a performance da sua bicicleta para estrada
Peças de qualidade das melhores marcas do mercado são fundamentais, mas o ciclista também precisa saber potencializar ao máximo o resultado obtido com elas. E a Saga Moove ajuda você a ir mais longe e mais rápido com essas dicas:
Renove os pneus
Por mais óbvio que seja que pneu careca é um perigo, nunca é demais reforçar a necessidade da renovação periódica dessas peças. Então lembre-se que a troca de pneus desgastados por novos não é gasto, mas investimento. Além de melhorar a segurança na pedalada, também vai ajudar sua performance.
Mas nem sempre o pneu precisa estar careca para estar velho. Afinal, a durabilidade das peças varia de acordo com o grau de uso e desgaste do produto, além da sua qualidade do produto.
Entretanto, de um modo geral, um pneu tem vida média de vida de cerca de 6.000 km. Mas há modelos mais resistentes que podem durar até 10.000 km, dependendo do terreno e do cuidado.
Além disso, cada tipo de terreno demanda um tipo específico de pneu. Confira se os da sua bike são próprios para a modalidade escolhida. O tipo certo melhora a aderência ao solo, dá mais conforto na pedalada e até pode deixar a bicicleta para estrada mais leve.
Como escolher?
O mercado oferece uma quantidade imensa de opções para as mais variadas aplicações que atendem todos os tipos de bicicletas. Então o primeiro passo é ver qual o tamanho do aro que está escrito na lateral dos pneus que já estão instalados.
De um modo, as bicicletas de estrada e algumas híbridas usam medida 700C. Já a largura do pneu está diretamente relacionada à maciez, robustez, aderência e resistência do arrasto.
Um pneu mais estreito é mais leve e desliza melhor, mas também pode ser mais frágil e comprometer a aderência e a tração em curvas e tração e em determinados terrenos.
Já um pneu mais largo oferece mais aderência nas curvas e mais estabilidade, sendo também mais resistente - porém será também mais pesado. E como a área de contato com o solo é maior, a rolagem pode ser comprometida.
Garanta a segurança com bons freios
Ao contrário do ciclismo de pista, no qual as bikes não podem ter freio, um bom sistema de frenagem é essencial nas bicicletas para estrada. Ele é essencial para garantir a segurança em qualquer tipo de terreno e de plano, seja asfalto, terra, grama, subidas ou descidas.
Freios problemáticos ou pouco eficientes demandam mais tempo e esforço para parar a bike, o que pode acabar causando acidentes e atrasos sem necessidade. O freio deve responder instantaneamente ao seu comando. Se isso não estiver acontecendo, troque o sistema para o melhor.
Atualmente os freios hidráulicos são considerados os mais eficientes e seguros. O investimento é um pouco maior porque o sistema é mais completo. E dura bastante se você fizer revisões periódicas checando a pinça, o alcance e o ponto de contato. Assim você garante ainda mais precisão e aderência, melhorando a segurança da pedalada.
Tenha controle através do pedal
O pedal da bicicleta para estrada é um dos componentes mais importantes para o seu desempenho. Ele é a ligação direta entre o ciclista e a bike, onde a força gerada pelos músculos das pernas é transmitida para as rodas, impulsionando o movimento.
Além disso, a escolha do tipo de pedal e o ajuste correto são essenciais para a eficiência da pedalada e para prevenir lesões.
Pedais de qualidade, com um bom sistema de fixação, garantem uma conexão sólida entre o ciclista e a bicicleta, permitindo a transferência máxima de potência a cada pedalada.
Por isso, uma dica fundamental são os pedais clip, evitando que o pé escorregue mesmo que seja um terreno de lama, subidas, descidas ou mesmo saltos. E além de garantir mais estabilidade, o clip também garante a manutenção da posição correta dos pés.
Assim, mesmo sendo um dos acessórios mais baratos para a bicicleta para estrada, o clip faz toda a diferença, porque também permite um controle maior da bike e maior pressão nos pedais, aumentando a velocidade.
Materiais das peças
Outra dica importante é a atenção aos materiais das peças: eles precisam ser coerentes com o objetivo da bicicleta para estrada.
Uma mountain bike (MTB), por exemplo, precisa de peças resistentes para aguentar o impacto dos terrenos, já se o foco for o ciclismo de velocidade, os materiais precisam ser leves. Veja a diferença entre os principais:
Alumínio
É leve, mas não é muito resistente a pancadas fortes que podem fazer a liga amassar com relativa facilidade.Além disso, cada fabricante usa matérias-primas diferentes para as ligas de alumínio, quando o metal é misturado com ferro, magnésio ou manganês. Assim, cada “receita” confere características diferentes para as peças.
Aço
Muito utilizado na década de 90, acabou sendo substituído gradualmente pelo alumínio, que é um metal mais leve e mais em conta. Atualmente, inclusive por ser um material mais pesado, é mais utilizado em bicicletas de boutique e bikes infantis por sua durabilidade e resistência.
Carbono
O carbono é a opção mais tecnológica e versátil, sendo utilizado nas peças dos modelos top de linha. É perfeito para as bicicletas para estrada por ser mais leve e absorver bem o impacto em buracos e terrenos irregulares, tornando a experiência de pedalar mais gostosa e confortável. É o material para peças preferido pelos atletas de elite em bicicletas de alta performance.
Não esqueça do sistema de transmissão da sua bicicleta
Outro ponto indispensável de atenção é o sistema de transmissão da bicicleta de estrada. Ele é o conjunto de componentes que permite ao ciclista controlar as marchas da bike, essenciais para adaptar a pedalada às diferentes condições do terreno, melhorando o desempenho e o conforto da experiência.
O câmbio é responsável por controlar a transição suave entre as diferentes marchas, enquanto a corrente, o cassete e as coroas determinam a amplitude das opções de marcha disponíveis.
Um sistema bem ajustado e compatível garante que você possa escolher a marcha certa para enfrentar variados terrenos, sejam subidas íngremes ou descidas velozes.
Isso não apenas melhora a eficiência da pedalada, permitindo que você mantenha uma cadência ideal, mas também reduz o desgaste prematuro dos componentes e a fadiga do ciclista.
Assim, a combinação precisa desses elementos tem um impacto significativo no desempenho geral da sua bicicleta - e muitas vezes é decisiva em uma competição.
Domine a estrada com Saga Moove
Como você viu, pequenas dicas de atenção e personalização da sua bicicleta para estrada podem fazer uma grande diferença na experiência da pedalada, seja em provas, treinos ou mesmo no lazer do final de semana.
A troca de algumas peças, atenção ao material escolhido, o cuidado com os pneus e a escolha dos sistemas de freio e transmissão são essenciais para melhorar a performance na estrada.
Na Saga Moove você encontra os melhores produtos das principais marcas do mercado e também as melhores dicas para você aproveitar muito mais sua experiência no ciclismo.
Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos de estrada e continue acompanhando as novidades pelo nosso Blog!