Manutenção Essencial para Bicicletas de Alta Performance

Manutenção Essencial para Bicicletas de Alta Performance

Você é daqueles que só vai ao médico quando está doente ou se preocupa em fazer um check-up anual para prevenir problemas de saúde? Assim como com nosso corpo, a manutenção regular também é fundamental para melhorar a performance da bicicleta.

 

Ao cuidar regularmente de componentes com a corrente, freios, pneus e suspensão, por exemplo, é possível prolongar significativamente a vida útil da bike, garantindo que ela continue a entregar um desempenho de alto nível. 

 

Além disso, a manutenção adequada também ajuda a aprimorar a experiência, proporcionando uma pedalada mais suave, segura e eficiente. 

 

Então venha saber mais sobre o assunto e aproveite as dicas da Saga Moove para que a manutenção garanta a melhor performance da bicicleta!

 

Quais itens devo inspecionar em uma manutenção preventiva?

 

Da mesma forma que você se prepara fisicamente para as pedaladas, a bike também precisa de atenção. Afinal, não é apenas o seu corpo que sofre desgaste depois de uma trilha mais pesada ou um percurso mais longo. As peças e engrenagens também vão se degradando com o uso e o esforço em determinadas situações.

 

Por isso, o ideal é fazer uma verificação preventiva em itens como pneus, freios e correntes antes de cada saída para garantir a melhor performance da bicicleta. 

 

Limpe adequadamente sua bike

 

A limpeza é fundamental para garantir a melhor performance da bicicleta. A limpeza diária pode até ser superficial, para tirar o excesso de sujeira com um pano seco ou umedecido.

 

Mas sempre que o passeio ou o treino for mais longo ou a trilha mais pesada, ela deve ser feita de forma mais profunda, com água, sabão neutro e esponja macia. 

 

Mas nada de lava a jato para que a água não entre em lugares inapropriados, como os cubos das rodas. Em último caso, mire sempre nos pneus e procure manter o jato na vertical. 

 

Faça a higienização com cuidado e não esqueça de secar bem, porque assim como a sujeira, a ferrugem também é inimiga da melhor performance da bicicleta.

 

Mantenha os componentes sempre lubrificados

 

Depois da limpeza, é muito importante que seja feita uma boa lubrificação dos chamados componentes de movimentação da bicicleta e que acumulam muita poeira. 

 

A lubrificação da transmissão (composta por corrente, cassete e coroas), dos chamados pontos de articulação (pivôs da suspensão, do desviador e do freio), cabos e pedais sem clipe também aumenta a vida útil e melhora o desempenho da bike

 

Já corrente, pinhões e coroa devem ser limpos toda semana com um pano seco para tirar o excesso de sujeira. Depois lubrifique a corrente com um pouco de óleo. 

 

Há três tipos de lubrificantes: seco, úmidos e de uso geral. 

 

Os úmidos são os que permanecem molhados depois de aplicados. O ideal é que sejam usados em condições de tempo e estrada molhada. Deve ser usado apenas uma ou duas gotinhas nas engrenagens do câmbio e na corrente, sempre limpando o excesso.

 

Os secos têm um fluido transportador que evapora após a aplicação. Devem ser aplicadas duas camadas na corrente com uma espera para secagem entre elas. Atrai menos poeira do que o lubrificante molhado. 

 

Já os de uso geral reúnem características dos dois tipos e exigem reaplicação e limpeza com maior frequência do que os demais.

 

Os cubos das rodas também precisam de lubrificação. Se ficarem muito secos pode haver enferrujamento das esferas ou dos rolamentos enferrujarem, causando o travamento do cubo e até acidentes sérios. 

 

Mas atenção, certifique-se de não lubrificar as pastilhas de freio, discos de freios e qualquer outro componente que não seja passível de lubrificação. Na dúvida, leia as recomendações dos fabricantes ou converse com seu mecânico de confiança.

 

Verifique e renove rodas e pneus

 

Rodas e pneus também merecem atenção especial, influenciando diretamente na performance da bicicleta. 

 

Os pneus, por exemplo, devem ser verificados antes de cada saída. Afinal, é normal perderem pressão de um dia para o outro ou mesmo ter microfuros.

 

Use o manômetro para verificar a calibragem e fazer a regulagem. A pressão ideal, no entanto, varia de acordo com o tamanho e o tipo de pneu, o tipo de bicicleta, o tipo de terreno e até o peso do ciclista.

 

Por outro lado, assim como em carros e motos, pneus carecas prejudicam o desempenho, furam com mais facilidade e são perigosos. Troque sempre que os cravos ficarem lisos de tão gastos. E se o percurso for longo, não esqueça o kit com cola, lixa e remendos de câmara ou leve câmara e pneus extras. 

 

Atenção também às rodas. Confira o alinhamento, se não está com balanço lateral ou vertical e se os raios estão com todos com tensão semelhante. Quando estão muito frouxos ou muito esticados podem quebrar, danificando permanentemente o aro.

 

Faça a manutenção da suspensão

 

A suspensão da bike permite que os pneus acompanhem com mais eficiência os contornos do terreno, absorvendo mais os impactos e melhorando o controle e o conforto da pedalada. Ela pode ser dianteira, traseira ou em ambos (full-suspension).

 

A primeira revisão da suspensão dianteira, por exemplo, deve ser feita com 50 horas de uso. Deve ser feita a troca dos anéis de vedação e retentores e também do óleo nos modelos com líquido nas canelas.

 

Depois dessa primeira revisão a manutenção deve ser feita sempre que notar que o guidão não está absorvendo bem os impactos do terreno. Então use a sensibilidade - e não a quilometragem - para saber a hora da próxima revisão.

 

Há dois tipos de revisão da suspensão. A básica é principalmente uma higienização. É feita a remoção dos lowerlegs, verificação das buchas internas e limpeza geral do amortecedor, lubrificação do anel raspador e das espumas e verificação dos tubos ou canelas.

 

Já a revisão preventiva avançada é mais completa, havendo, além dos procedimentos básicos descritos acima, a desmontagem completa da suspensão e troca de peças mesmo que ainda não apresentem problemas, para que ela entregue a máxima performance da bicicleta

 

Acontece que a suspensão é um componente com muitas variedade de particularidades entre as marcas e que requerem ajustes específicos. Então, seja qual for o tipo de revisão, deve ser feita apenas por um profissional capacitado, em uma oficina especializada. No caso da revisão avançada, por exemplo, cada marca de suspensão tem seu próprio kit.

 

O que você pode (e deve) fazer em casa

 

Mas em casa mesmo há pequenos procedimentos que podem ajudar na manutenção da suspensão. É o caso da limpeza dos tubos deslizantes, que deve ser feita sempre antes da pedalada e evitando que o o–ring ou anel raspador desgaste os tubos.

 

Essa limpeza, inclusive, é de responsabilidade do ciclista, constando no próprio manual do fabricante. Caso não seja feita, pode até mesmo ocasionar na perda da garantia de fábrica da bicicleta.

 

Ajuste as marchas

 

É quase impossível o ciclista não reconhecer o barulho feito quando as marchas não estão reguladas. Sem falar na sensação de que a marcha vai trocar sozinha a qualquer instante. Então o ajuste deve ser feito quando elas não estiverem entrando com facilidade, demoram para fazer a troca ou a corrente faz o famoso “tlec tlec tlec”.

 

A regulagem não é simples e a primeira coisa é saber seo o câmbio é simples ou indexado. Os sistemas rapid-fire normalmente são indexados. Os outros sistemas podem ou não ser indexados. E você também precisa de ferramentas como chave phillips, chave de boca de 9mm e chave allen 5mm.

 

Um problema comum é a tensão do cabo. Quando a marcha não sobe, geralmente ele está frouxo. E quando não desce, geralmente está excessivamente tensionado. O ajuste, então, deve ser feito diretamente no regulador do cabo, que pode ficar na marcha traseira ou na parte dianteira da bike. Teste o engate até ficar bom.

 

Se isso não funcionar também é possível regular a marcha ajustando os parafusos no câmbio traseiro, que limitam o movimento do pinhão evitando que a corrente caia dentro do cassete. Já se o problema estiver na gancheira, o ideal é levar para o seu mecânico de confiança, porque é preciso uma ferramenta específica que é bem cara.

 

Inspecione os freios

 

Quando você tem que apertar o manete até o fim para frear é sinal que as sapatas ou pastilhas estão tortas ou desgastadas ou que o cabo está com folga. 

 

Muitas vezes basta uma inspeção visual para perceber a deterioração das peças ou se o freio ou o aro está contaminado com óleo ou sabão. Mas se a bike tiver  freio a disco hidráulico, pode ser que o óleo esteja velho e seja necessário fazer uma sangria em uma oficina especializada.

 

De quanto em quanto tempo devo fazer uma manutenção na minha bicicleta?

 

Apesar de os manuais dos fabricantes indicarem as revisões de acordo com as horas de uso, a manutenção deve levar em conta o bom senso. 

 

Se você usa bastante sua bike, faça uma checagem todo mês para ver o seu estado da corrente, por exemplo. Nas bicicletas de alta performance, ela deve ser trocada com 50% de desgaste e, nas urbanas, com 75%.

 

De um modo geral, a cada três trocas de corrente troque também o cassete. E a cada três trocas de cassete, troque também as coroas. Mas cada peça tem um tempo diferente de vida útil, cujo desgaste também pode ser acelerado ou retardado de acordo com a qualidade do material, o tempo e o tipo de bike, etc.

 

Então cada manutenção pode variar em períodos trimestrais ou anuais, mas o ideal é conversar com seu mecânico de confiança para chegar à melhor periodicidade.

 

Quais ferramentas preciso ter para fazer a manutenção da minha bicicleta?

 

Para fazer a manutenção em casa e melhorar a performance da bicicleta é preciso ter algumas ferramentas em casa. E é bem provável que algumas você já tenha.

 

É essencial ter um jogo de chave Philips, de chaves de fenda, extrator de pedivela e extrator de movimento central, um jogo de chaves Allen, um jogo de chaves Torx, de chaves de boca, uma chave extratora de pino de corrente, um pino de corrente novo compatível com o número de velocidades e chaves de pedal.

 

Domine a estrada com Saga Moove!

 

Ao fazer manutenções preventivas periódicas dos principais componentes você consegue melhorar a performance da bicicleta, mas também o conforto e a segurança da pedalada. 

 

Várias revisões são fáceis de fazer em casa, mas se sentir alguma dificuldade procure um mecânico de confiança. Além de garantir um trabalho profissional ele também o ajudará a encontrar a melhor periodicidade para as revisões de acordo com o seu perfil de ciclista.

 

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