Não há nada melhor e mais empolgante do que comprar uma bicicleta nova - e agora é o momento perfeito para isso. Com os avanços tecnológicos e com designers criando bicicletas pensando em cada tipo de ciclista, as bikes se tornaram mais funcionais, confiáveis e ainda mais divertidas de pedalar. Isso acontece porque a variedade básica de modalidades e estilos cresceu nos últimos anos, pois antes tínhamos: bike de estrada, montanha e cidade. Atualmente temos como incluir todos os tipos de nichos e categorias de bikes à medida que os fabricantes de bicicletas diversificam suas ofertas para atrair as diferentes maneiras pelas quais as pessoas gostam e preferem pedalar.
No entanto, essa variedade enorme de opções de compra apresenta a você, o comprador, um desafio: como saber qual tipo de bicicleta é a certa para você e qual o tipo de pedal que você fará? É pensando nisso que a Saga Moove desenvolveu este guia com as modalidades e bicicletas existentes no mercado.
Quais são os diferentes tipos de bicicletas?
Speed Bikes
A bicicleta speed, conhecida também como road bikes, é uma bicicleta super leve e eficiente, focando sempre na velocidade. Possui o guidão rebaixado, pneus estreitos com calibragem alta e geralmente seu quadro é feito em alumínio, porém as melhores opções são as que possuem quadro com fibra de carbono pois oferecem menor impacto. É uma bike para passeio urbano principalmente (mas não exclusivamente) em superfícies pavimentadas. Os estilos desse pedal incluem aero, ultraleve, endurance, touring e all-road.
Mountain Bikes
As mountain bikes, ou bicicleta de montanha, são bicicletas mais robustas, com guidão reto, quadros reforçados e pneus largos com cravos para percorrer trilhas estreitas de terra. Os estilos de bicicleta incluem: hardtail, cross-country com full-suspension, full-suspension trail e full-suspension enduro.
Gravel Bikes
A modalidade gravel conta com bicicletas drop-bar que possui folga para vários tamanhos de pneus, oferecendo uma variedade de experiências de pilotagem dentro e fora da estrada. Os estilos incluem: gravel, bikepacking e cyclocross.
E-bikes
São as bicicletas eletrônicas e podem ser bicicletas de quase todas as categorias citadas nesse artigo, porém projetadas com um motor elétrico pequeno e leve para auxiliar o ciclista. Os estilos incluem: urbana, mountain, road e cargo.
Comfort/Fitness Bikes
Inclui tudo, desde bicicletas cruiser (ou bicicleta caiçara) para praia até bicicletas com guidão plano para lazer nos finais de semana. Os estilos incluem: híbrida, fitness, comfort e bicicleta cruiser.
Triathlon
As bicicletas de triathlon são road bikes desenvolvidas para otimizar a aerodinâmica com quadro em formato de asa, seções transversais das rodas e posições agressivas do piloto.
BMX
Só porque as bicicletas de BMX geralmente possuem rodas pequenas, não significa que sejam apenas para crianças. Essas bikes são encontradas em estilos para corrida, estilo livre ou para empinar. Elas possuem uma engrenagem e possuem alta resistência a saltos e colisões.
Bicicleta Reclinada
Em contraste com uma bike tradicional em que o ciclista se senta ereto, a bicicleta ergométrica reclinada coloca o ciclista em uma posição recostada que algumas pessoas acham mais confortável. A maioria dessas bicicletas são do tipo road bike, mas algumas podem ser usadas fora da estrada.
Bicicleta de Marcha Fixa
As bicicletas de marcha fixa são projetadas para uso especial em corridas de velódromo. Elas apresentam quadros muito rígidos, pneus estreitos e o grande diferencial é que essas bikes possuem uma única marcha (fazendo jus ao nome) que não roda livre (se a bicicleta estiver em movimento, os pedais estão girando) e não possuem freios também. É comum ver ciclistas usando bicicletas de marcha fixa nas cidades para o transporte devido ao design elegante, peso leve e facilidade de manutenção.
Speed Bike
O que significa Speed Bike?
A modalidade speed bike (ou road bikes), como o nome sugere, são bicicletas designadas para a estrada. Você pode estar se perguntando: não são todas as bicicletas que podem ser usadas na estrada? Sim, com certeza! No entanto, as bicicletas speed são otimizadas para tornar o ciclismo de estrada o mais eficiente possível, porém, por conta disso, muitas têm um desempenho terrível em uma pista de terra na montanha, por exemplo.
Algumas pessoas também se referem à essa bicicleta como 10 marchas, porém hoje em dia já existem road bikes com 18 marchas ou até mais. A bicicleta speed é feita pensando em velocidade, com pneus estreitos para rodar rápido e longe em terrenos pavimentados. As versões com freio a disco estão se tornando cada vez mais populares. Algumas marcas têm modelos específicos para mulheres, que possuem diferentes pontos de contato (selim, guidão e, às vezes, comprimento do pedivela) e, às vezes, geometria de armação específica para o público feminino. A bicicleta speed é geralmente mais leve do que qualquer outro tipo de bicicleta, além de ter o guidão rebaixado.
A marca suíça BMC, referência em bicicletas premium no mercado, possui duas linhas especialmente desenvolvidas para aqueles que optarem pela bicicleta speed: a linha Teammachine e Roadmachine são as duas representantes da marca que oferecem o melhor em qualidade, performance e design. As bicicletas speed da marca contam com um design moderno e clean, roteamento interno dos fios e quadro de carbono Premium Carbon, o que torna a bicicleta mais leve ainda.
A Saga Moove é a fornecedora oficial da marca no Brasil e no nosso site você consegue encontrar todos esses modelos: TEAMMACHINE SLR 01 ONE, TEAMMACHINE SLR ONE, TEAMMACHINE SLR TWO, TEAMMACHINE SLR THREE, TEAMMACHINE SLR FIVE, TEAMMACHINE FLR FOUR, TIMEMACHINE ROAD 01 THREE, ROADMACHINE 01 FOUR, ROADMACHINE 01 FIVE e ROADMACHINE FOUR.
Quais são os tipos de bicicleta Speed?
- Aero: Com tubos e rodas em formato de asa, essas bicicletas reduzem o arrasto ao mínimo. Utilizada em corridas ou contra relógio (TT), elas geralmente apresentam posições de piloto mais agressivas; o foco é na velocidade sobre o conforto do piloto.
- Endurance: Conhecida também como bicicleta desportiva, é considerada a escolha certa para a maioria dos pilotos pois esses modelos apresentam uma posição de pilotagem mais ereta para maior conforto, conta com pneus e marchas ligeiramente mais largos e, às vezes, tecnologias de absorção de vibração no quadro e/ou garfo.
- Touring: Essa bike road super leve é desenvolvida focando no conforto durante todo o dia e com grande capacidade de carga. Possui longas distâncias entre os eixos e direção estável, proporcionando um manuseio confiável. Essa speed bike conta com suportes de acessórios para racks e bolsas que permitem que o ciclista se prepare para viagens de longas distâncias.
- All-Road: Fazendo uma ponte entre a bicicleta de estrada e a bicicleta de gravel, esse estilo combina folga para pneus moderadamente maiores (cerca de 38 mm de largura) com uma geometria de bicicleta speed mais tradicional, apresentando uma direção mais rápida e aerodinâmica favorável ao piloto.
- Ultraleve: Desenvolvida para longas subidas, essas bicicletas reduzem o peso usando materiais mais leves, porém algumas não são ideais para o uso geral.
Por que comprar uma bicicleta Speed?
Se você pretende pedalar no asfalto ou estrada, é difícil encontrar outro tipo de bicicleta que atenda melhor seus objetivos do que uma bicicleta speed (ou bicicleta road), como é o caso das bicicletas BMC. Desde corridas e passeios em grupos e individuais, uma bicicleta de estrada pode atender uma ampla gama de passeios recreativos e esportivos.
Mountain Bike
O que é Mountain Bike?
A mountain bike, ou bicicleta de montanha, são bicicletas resistentes e duráveis desenvolvidas especialmente para trilhas de terra. A mountain bike possui uma estrutura mais robusta e ereta, oferecendo maior folga para passar por cima de pedras, troncos, etc. Pode suportar bastante obstáculos durante o pedal sem que o ciclista se sinta desconfortável. Possui guidão largo e plano para maior estabilidade e controle, além de contar com pneus de duas polegadas ou mais, com cravos que ajudam na tração. Essas bicicletas de montanha possuem transmissões de amplo alcance e freios a disco hidráulicos que ajudam nas descidas e subidas íngremes. As rodas geralmente possuem diâmetro de 27,5 polegadas ou 29 polegadas; antigamente usava-se rodas de 26 polegadas porém é mais difícil de se encontrar hoje em dia. Os modelos femininos possuem assentos específicos para mulheres, guidão mais estreito e pedivela mais curta.
A BMC conta com uma linha exclusiva de bicicletas mountain, a Twostroke. A Saga Moove sabe da importância da escolha de componentes para realizar o desenvolvimento de uma boa bicicleta e é por isso que temos a linha Twostroke da BMC para você se aventurar: TWOSTROKE 01 THREE, TWOSTROKE AL THREE, TWOSTROKE AL FIVE e TWOSTROKE AL SIX.
Quais são os tipos de mountain bikes?
- Hardtail: As bikes hardtail (hard = rígido, tail = traseira) geralmente possuem garfos de suspensão em uma estrutura rígida na parte dianteira na bicicleta, por isso ganha o nome de traseira rígida, pois não possuem amortecedor traseiro como em outras bicicletas. Esse estilo de mountain bike é o modelo mais acessível, também existem versões de ponta para corrida e versões mais caras para trilhas.
- Trail Full-Suspension: Esse estilo de bicicleta de montanha possui curso de suspensão média (120-160 mm) que equilibra a eficiência de subida e habilidades na descida. Os pneus são mais largos com rotores de freio maiores para ajudar na hora de frear. As bicicletas full suspension são bikes com suspensão dupla, desenvolvida para aguentar grandes impactos em trilhas e maior conforto ao ciclista.
- XC Full-Suspension: Essa mountain bike apresenta curso de suspensão mais curto (80-120 mm), projetado para priorizar o baixo peso da bicicleta e potencializar a eficiência, principalmente em subidas.
- Enduro/Downhill Full Suspension: Com 160 mm ou mais de curso da roda traseira, freios potentes e bandas de rodagem mais agressivas, essas bikes são projetadas para o máximo controle ao descer, principalmente em terrenos íngremes e técnicos, ou em parques de bicicletas com acesso por elevador. A bike de enduro é utilizada para longas distâncias, especialmente para descer o mais rápido possível em trilhas de dificuldade elevada. Sua geometria é construída para velocidade nas descidas, mas também para pedalar de volta na subida.
- Dirt Jump: Esse estilo de bicicleta pode ser considerado uma mistura entre uma mountain bike hardtail e uma bicicleta BMX. Eles apresentam rodas maiores (normalmente de 26 polegadas, porém ultimamente algumas possuem 27,5 polegadas). Assim como as bikes BMX, a maioria possui uma única marcha e freio traseiro, porém podem ser totalmente rígidas ou com suspensão dianteira.
- Slopestyle: Assim como as bicicletas Dirt Jump, as bicicletas Slopestyle são projetadas para aqueles que desejam fazer uma trilha mais difícil, com saltos maiores, ao mesmo tempo que oferecem flexibilidade de fazer as mesmas manobras que os ciclistas fazem no BMX. Esse estilo de mountain bike é frequentemente equipado com suspensão dianteira e traseira. A suspensão das bicicletas de salto não foi projetada para manter a bicicleta estável em buracos como uma mountain bike regular. Em vez disso, esse tipo de suspensão é projetado para amortecer aterrissagens mais agressivas.
Por que comprar uma bicicleta mountain?
Pensando no tipo de ciclismo que você deseja fazer, se você planeja algo ‘off-road’, como trilhas de dificuldade elevada e montanhas, então a mountain bike é ideal para você. Dependendo do estilo, uma mountain bike pode ser usada para tudo, desde estradas não pavimentadas até singletracks íngremes (modalidade de mountain bike em terrenos de terra, com montanhas e trilhas). Geralmente, quanto mais técnicas as trilhas, mais suspensão traseira você vai precisar/desejar. A BMC desenvolve pesquisas e tecnologias para aperfeiçoar cada vez mais a produção de mountain bikes e aqui na Saga Moove você pode encontrar a bicicleta ideal para você, além de contar com garantia e assistência técnica especializada.
Gravel Bike
O que é Gravel Bike?
Com um clássico guidão rebaixado, a gravel bike é extremamente parecida com a mountain bike, com algumas ressalvas. A bicicleta estilo gravel possui espaço muito maiores para pneus, mais opções de armazenamento de acessórios como porta garrafas e bolsas de quadro, conta com uma geometria projetada para uma posição mais ereta do piloto e mais confortável, além de ter maior estabilidade em terrenos não pavimentados. A bicicleta gravel possui freio a disco e marchas amplas que ajudam nas subidas íngremes. Alguns ciclistas incorporam elementos de suspensão dianteira e traseira para maior conforto.
Quais são os tipos de gravel bikes?
- Gravel: Uma bicicleta versátil, ideal para todos os tipos de superfícies, feita para uma gama de variedade de usos, desde corrida até aventuras durante o dia.
- Cyclocross: Uma versão simplificada de uma bicicleta speed. A folga dos pneus é semelhante, porém a geometria da cyclocross é mais agressiva e muitas vezes não há a opção de incorporar acessórios adicionais além da garrafinha squeeze.
- Bikepacking: Essa é a versão extrema de aventura, as bikepacking bikes tem folga para pneus grossos de 29x2 polegadas, muitos suportes para acessórios e, às vezes, geometria ajustada para o garfo da suspensão.
Por que comprar uma bicicleta gravel?
A bicicleta gravel é útil para qualquer lugar e qualquer ocasião, pois são as bicicletas mais versáteis do mercado atualmente. Elas combinam grande parte da eficiência de um rolamento rápido de uma road bike com pneus de banda larga para tração off-road. A bicicleta gravel consegue aguentar quase qualquer tipo de passeio que você queira fazer, com exceção das corridas de rua. Alguns modelos possuem configurações que a transformam em touring ou commuters.
Zelando sempre pela qualidade e performance, a marca suíça BMC projetou uma bicicleta gravel que aumenta a capacidade de escalada, a URS 01 Four. Conte com a Saga Moove para encontrar a bicicleta ideal para você!
E-Bike
O que é E-Bike?
Uma e-bike é uma bicicleta elétrica, ou seja, uma bicicleta com motor elétrico que auxilia a pedalada do piloto. Existem três classes:
Classe 1: pedal assistido até 30 km/h
Classe 2: pedal assistido ou acelerador até 30 km/h
Classe 3: pedal assistido até 45 km/h
Inicialmente encontrados principalmente em bicicletas urbanas, agora é possível encontrar estilos em quase todos os tipos de bicicletas.
Quais são os tipos de bicicleta elétrica?
- Commuter: Como na categoria urbana acima, você encontrará todas as três classes. A classe 3 é ótima para deslocamentos rápidos.
- Cargo: Especialmente útil em bicicletas long-tail e com espaço para cargas, o motor facilita o transporte de carga.
- Mountain: Pode ser hardtail ou full-suspension, geralmente da classe 1. Nem sempre são aceitas em trilhas locais, portanto, verifique com a associação de trilhas local antes de sair.
- Road: Geralmente classe 1 ou 3, projetada para passeios de estrada sozinho ou com amigos.
Por que comprar uma bicicleta elétrica?
O ponto forte de uma e-bike, ou bicicleta elétrica, é oferecer a experiência básica do ciclismo com menos esforço. As bicicletas elétricas podem ajudar as pessoas a aproveitar o mesmo passeio de mountain bike ou bike speed, independentemente das diferenças de idade ou condicionamento físico, além disso ela pode dar um impulso rápido ao seu trajeto com menor suor ou substituir o carro em trajetos menores, como ir ao mercado, farmácia etc. Basicamente, as e-bikes permitem que mais pessoas tenham mais acesso para pedalar.
Bike Comfort/Fitness
O que é Bike Comfort?
Nessa categoria entram todas as bicicletas que são projetadas para diversão - mas que não são bicicleta de estrada ou bicicleta de montanha. Abrange desde bicicletas fitness com guidão reto até bicicleta cruiser (ou bicicleta caiçara, popularmente conhecido). Algumas bicicletas fitness vêm em versões femininas que possuem diferentes pontos de contato, mas é possível encontrar versões tradicionais de quadro de diamante e versões diferentes como híbrido, comfort e cruiser.
Quais são os tipos de Bike Comfort?
- Híbrido: Ganharam esse nome pois possuem características de bicicleta speed e mountain bikes. Elas apresentam a posição ereta do ciclista, marcha ampla e guidão reto de uma mountain bike, com pneus mais estreitos e com rolamento rápido, algumas possuem garfos de suspensão também.
- Fitness: Esse estilo de bicicleta enfatiza a eficiência semelhante de uma bicicleta speed sem a posição agressiva, com quadros leves, pneus estreitos, peças de desempenho e guidão plano para uma posição mais confortável para o ciclista.
- Comfort: Essas bicicletas são caracterizadas por terem pneus largos e com cravos, bancos acolchoados, algumas possuem suspensão e uma posição de pilotagem mais ereta.
- Cruiser: A clássica bicicleta caiçara com curvas, pneus grossos, podendo ter de 1 à 7 marchas e um guidão largo.
Por que comprar uma bicicleta Cruiser?
Assim como a bicicleta urbana, essa categoria abrange uma ampla gama de possibilidades de uso e você deve escolher o seu estilo com base no que fará com a bicicleta. As bicicletas fitness são feitas para malhar; as híbridas são ótimas para pedaladas em lugares pavimentados ou de terra batida; a comfort é perfeita para uma pedalada simples até a padaria num sábado de manhã, por exemplo.
Bicicleta de Triathlon
O que é Bicicleta de Triathlon?
A bicicleta de Triathlon tem o estilo de uma bicicleta speed porém com aerodinâmica para ajudar os triatletas a alcançarem seus melhores desempenhos, pois ficam com as costas paralelas ao chão, o que pode tornar a posição mais desconfortável. As características principais de uma bicicleta de triathlon são a geometria do quadro e o guidão especial que permite ao ciclista manter uma curvatura aerodinâmica enquanto preserva a estabilidade do mesmo. A bike de Triathlon possui estrutura aerodinâmica e design de componentes visando diminuir o arrasto. Conta com quadros e rodas especialmente projetados em formato de asa, melhorando mais ainda a aerodinâmica da bike. As bicicletas de Triathlon são projetadas com unidades completas e integradas, ou seja, as peças não são facilmente trocadas. Hoje em dia é mais comum encontrar essas bicicletas com freio a disco. Os pneus são geralmente mais estreitos (25 mm ou menos).
Por que comprar uma bicicleta de Triathlon?
A bike para triathlon possui uma melhor aerodinâmica pois o ciclista fica com menor área do corpo exposta ao vento, o que resulta em maior velocidade. Essas bicicletas são desenvolvidas para reduzir o arrasto do vento e ir mais rápido em terrenos planos e ondulados que são comuns no percurso de Triathlon. As bikes de Triathlon não são tão versáteis quanto as speed bikes pois a posição e manuseio do ciclista não são adequados para subidas longas ou descidas técnicas e sinuosas.
BMX
O que é uma bicicleta BMX?
Abreviação de Bicicross, as bicicletas BMX foram criadas no início dos anos 1970 para corridas em pistas de estilo motocross. Conforme o esporte foi se espalhando e ganhando popularidade, surgiram as bicicletas freestyle projetadas para andar em rampas e saltos de terras ou então para realizar manobras nas ruas e nos parques de skate. A prática de BMX tem uma cultura forte e estabelecida. As bikes possuem aros de 20 polegadas e 24 polegadas.
Quais são os tipos de bicicleta BMX?
- Race: O estilo mais antigo e uma disciplina olímpica, essas bicicletas são projetadas para corridas em percursos curtos com pistas largas e saltos duplos, curvas e mesas. Essas bicicletas normalmente têm rodas de 20 polegadas, porém é possível encontrar variedades de 16, 18 e 24 polegadas (esse último chamado de estilo ‘cruiser’, que não deve ser confundido com a bike caiçara). São projetadas em aço, alumínio ou fibra de carbono e não possuem suspensão, apenas uma marcha e freio, guidão reforçado que oferece um cockpit curto e posição ereta para o ciclista, o que favorece o piloto em saltos.
- Freestyle: Essas bicicletas são utilizadas em parques de bicicletas, parques de skate, saltos de terra e passeios de rua pela cidade. Projetada para andar em freestyle, essa bike é fácil de distinguir das bicicletas de corridas, basta procurar os pinos de aço grossos nos eixos das rodas dianteiras e traseiras, destinados a movimentos de skate. Possui quadros, rodas e componentes pesados para resistir a saltos e colisões.
- Wheelie Bikes: O mais recente estilo dentro da categoria BMX, as bicicletas wheelie (conhecida também como Big Wheels BMX) são bikes BMX com rodas de tamanho maior (26 ou 29 polegadas). Essas bicicletas estão ganhando popularidade nos últimos anos devido, em grande parte, ao movimento Bike Life, que é um movimento muito famoso nos Estados Unidos. Os passeios em grupo da Bike Life nas grandes cidades podem atrair centenas de ciclistas andando de bicicletas wheelies e fazendo manobras com essas bikes.
Por que comprar uma bicicleta BMX?
Se você gosta de esportes radicais, de saltar e correr com bike, então a bicicleta BMX é a ideal para você! Os modelos de corrida BMX destinam-se a competições frente a frente. Mas todos se destacam em recuperar o fôlego em saltos altamente preparados em configurações específicas - percursos de corrida de BMX, trilhas de bike park e parques de skate - onde os construtores de trilhas esculpem saltos com zona de decolagem e aterrissagem suaves ou, no caso de parques de skate, em bowls semelhantes a piscinas com caixas e trilhos. As bicicletas wheelies são projetadas para andar na rua pois as rodas grandes geralmente as tornam inadequadas para saltos de terra ou parques de skate.
Bicicleta Reclinada
O que é a Bicicleta Reclinada?
A bicicleta ergométrica reclinada é uma bike onde o ciclista fica reclinado ao invés da posição convencional vertical. Os benefícios são vários. Para quem acha as posições verticais da bicicleta (ou assentos de bicicletas convencionais) dolorosas ou impossíveis de usar, uma bicicleta reclinada oferece uma alternativa vital para se desfrutar. As posições reclináveis também podem ser mais aerodinâmicas, especialmente se a bicicleta tiver uma carenagem (muitos recordes de velocidade movidos a força humana são batidos em reclinados). As versões de longa distância entre eixos têm baixos centros de gravidade, por isso são mais estáveis na descida. As bicicletas reclinadas são tipicamente mais pesadas do que as bicicletas verticais e tendem a ser escaladores ineficientes e lentas, mesmo para ciclistas em boa forma. Enquanto eles oferecem excelente visão para o ciclista, sua altura mais baixa pode torná-los um pouco mais difíceis para os motoristas os detectarem no trânsito, o que pode ser perigoso. Os dois estilos básicos são longa distância entre eixos e curta distância entre eixos. Ambos são feitos para andar na estrada, mas alguns são capazes de tarefas off-road mais leves. Existem também conjuntos reclinados.
Por que comprar uma bicicleta reclinada?
A bicicleta ergométrica reclinada é indicada para passeios recreativos. Alguns modelos apresentam bagageiros traseiros para passeios leves ou transporte de carga moderado, mas não são bicicletas de carga. Geralmente, essas bikes são a opção preferida para quem ainda quer sair para a estrada para dar uma volta, mas não pode usar uma bicicleta convencional ou prefere a posição reclinada pelo maior conforto.
Bicicleta de Marcha Fixa
O que é uma Bike de Marcha Fixa?
A bicicleta de marcha fixa são todas profissionais: uma marcha, sem freios e feitas para corrida. Essas bikes devem ser usadas em um velódromo - uma pista oval fechada com curvas inclinadas expressamente projetadas para corridas de bicicleta. As bikes de marcha fixa possuem somente uma marcha que não gira livremente; a marcha é utilizada tanto para impulsionar a bicicleta quanto para desacelerá-la, já que não possui freio. Elas possuem pneus estreitos com pressão muito alta e baixa resistência ao rolamento. Essas bicicletas às vezes são utilizadas na estrada como bicicletas urbanas, onde são chamadas de ‘fixas’ e geralmente são equipadas com guidão plano e, às vezes, algum tipo de freio. Mas uma verdadeira bike de marcha fixa não possui freios. As rodas podem ser de qualquer modelo, desde aros convencionais de metal até versões de disco e fibra de carbono.
Quais são os tipos de bike de marcha fixa?
- Standard: São muito parecidas com as bicicletas speed em forma e geometria, elas são feitas para eventos de largada em massa, como uma corrida com pontos, onde o piloto tem uma posição um pouco menos agressiva do que em eventos de sprint. Podem apresentar tubos redondos e alguns elementos aerodinâmicos como modelagem de tubos no quadro ou rodas aerodinâmicas. A bicicleta possui guidão na mesma altura ou um pouco mais baixo que o selim, porém com uma forma mais arredondada no topo e uma queda mais profunda do que a maioria das barras da road bike.
- Sprint: São parecidas, mas as bicicletas de sprint são mais resistentes e pesadas, além de possuir uma posição de piloto mais agressiva. Essas bikes são projetadas para resistir às forças de ciclistas que fazem esforços. Isso a torna mais resistente às colisões violentas que podem acontecer nesses percursos.
- Pursuit: São bicicletas feitas para eventos cronometrados, como contra-relógio (TT) e atividades em equipe ou individuais. Eles se parecem muito com as bikes de contra-relógio ou bicicletas de triathlon, com grande ênfase nas formas e rodas aerodinâmicas, além de contar com um guidão plano. A maioria dos pilotos usará rodas de disco dianteiras e traseiras ou uma roda dianteira de carbono com vários raios.
Por que comprar uma bicicleta de marcha fixa?
Embora as bicicletas de pista (fixas) tenham se tornado populares com passeios urbanos, o verdadeiro objetivo de uma bicicleta de marcha fixa é pedalar e correr em velódromos.
O que levar em consideração na hora de escolher sua bicicleta?
Agora que você já sabe as principais modalidades de bike, como escolher a melhor bicicleta para você? É importante levar em consideração a frequência e qual o tipo de terreno que você vai pedalar, além de traçar suas expectativas em relação ao seu desempenho no pedal.
Você pretende comprar uma bicicleta para ir ao trabalho todos os dias? Ou apenas para usar no final de semana para passear no parque? Ou então para realizar exercícios físicos diariamente? Pretende utilizar a bicicleta para andar na estrada, com trechos de terra? É essencial levantar essas perguntas na hora de comprar uma bicicleta. Conseguindo responder essas questões, fica fácil encontrar a bicicleta ideal para você. E para isso, conte sempre com a Saga Moove tanto para encontrar a bicicleta ideal quanto para achar acessórios para ciclismo, como capacetes, vestuário, suportes, entre muitos outros produtos!
Acesse nosso site e confira!