Rodas de carbono: 7 benefícios que fazem a diferença no pedal

Rodas de carbono: 7 benefícios que fazem a diferença no pedal

 

Tempo de leitura: 8 minutos

 

As rodas para bicicletas são provavelmente a parte mais importante da sua bike. Elas estão em constante rotação e são o único ponto de contato que você tem com o solo ao pedalar. Por causa disso, as rodas de bike têm um grande impacto no desempenho, segurança e conforto do ciclista durante o pedal. Portanto, ter boas rodas de bicicletas é essencial pois sustentam o ciclista e dispersam sua potência. Também são responsáveis pela tração e por permitir que o ciclista pedale por diversos tipos de terrenos. 

 

As rodas são um dos principais componentes de uma bicicleta, melhoram (e muito!) o desempenho do ciclista e são de fato o único ponto de contato com o solo. Hoje em dia as rodas de carbono têm várias vantagens e a Saga Moove vai tirar as principais dúvidas sobre esse componente e apresentar algumas vantagens de optar pelas rodas de carbono para bicicleta. 

 

As rodas de bicicleta de carbono são mais rápidas do que as rodas de liga leve

 

roda-de-carbono

 

 

Se a forma e o peso de uma roda de liga leve e de uma roda de carbono fossem os mesmos, o benefício seria o mesmo. No entanto, é muito mais fácil moldar o carbono na forma necessária do que uma roda de liga leve. As rodas de fibra de carbono costumam ser mais rápidas devido aos métodos de desenvolvimento utilizados, especialmente em aros totalmente de carbono. 

 

Como as rodas de carbono são feitas a partir de um molde, elas podem ser produzidas em formas mais complexas do que as rodas de liga leve. Essa adaptação permite melhorar a aerodinâmica. Embora o peso costumava ser o fator decisivo em todas as considerações, estudos mais recentes mostram que a aerodinâmica desempenha um papel mais significativo do que o peso em termos de velocidade, exceto ao subir continuamente inclinações íngremes de 12% ou mais. Se você estiver em um trecho curto com inclinações íngremes, a aerodinâmica vence. A aerodinâmica de uma roda é mais importante do que o peso por um fator de 60:1. 

 

As rodas de carbono são mais leves do que as outras

 

Graças à densidade relativamente baixa, as rodas de carbono são imensamente mais leves do que as rodas de liga leve de tamanho semelhante. Com as rodas de carbono para bicicleta, você pode esperar uma economia de peso de 300 gramas quando comparado com uma roda de liga leve. Com certeza é um dado para ser levado em conta visto que ajuda muito na redução de peso da sua bike. Como resultado, os aros de carbono são uma ótima escolha para escalar e geralmente são mais responsivos em estradas e trilhas. 

 

As rodas de carbono melhoram o desempenho da bicicleta

 

roda-de-carbono-2

 

Boas rodas de fibra de carbono podem transformar o passeio de bicicleta. A rigidez é maior do que uma roda de alumínio, portanto, para ciclistas que escalam com suas bikes, essa opção pode ser extremamente atraente pois esse atributo pode fazer uma grande diferença na sensação da bicicleta, com uma natureza mais responsiva. Algumas rodas de carbono para bicicletas também proporcionam uma condução mais suave em superfícies irregulares. Além disso, o esforço que o ciclista fará utilizando as rodas de carbono será muito menor, dando uma vantagem competitiva em competições de ciclismo. Mesmo que não seja o caso de participar de competições, o desempenho do ciclista tende a melhorar pois essas rodas facilitam muito no pedal. 

 

As rodas de carbono são versáteis

 

A fibra de carbono é um material muito versátil. Na hora de escolher a roda de carbono ideal para a sua bike, é muito provável que você se depare com uma variedade de opções com diferentes perfis, larguras de raio, com diferentes pesos e medidas, além de raios de carbono. 

A Princeton CarbonWorks é uma marca americana que desenvolve as melhores rodas de carbono, com diversas opções para atender seus objetivos, sejam eles em bicicletas de estrada ou em bicicletas de montanha. A característica principal das rodas de carbono da Princeton é o seu design ondulado e super moderno. São consideradas as rodas mais rápidas do mundo e são usadas por ciclistas mundialmente conhecidos no mundo das competições de ciclismo, como Tour de France.  A marca trabalha tanto com rodas de carbono para bike speed (ou road bike) quanto rodas de carbono para mountain bikes, além de oferecer rodas de carbono para bikes de triathlon. A Saga Moove possui algumas opções de rodas de carbono da Princeton CarbonWorks para que sua bicicleta fique cada vez melhor. 

 

As rodas de carbono possuem maior resistência à tração

 

resistencia-roda

 

 

A fibra de carbono tem maior resistência à tração do que o metal em certas direções, portanto, os raios de carbono são colocados radialmente com tecido de fibra de carbono unidirecional, ou seja, fibras de carbono postas em somente uma direção para obter o melhor desempenho de tração. A capacidade de absorção de vibração de alta frequência dos raios de fibra de carbono é melhor do que a dos raios de aço.

 

As rodas de carbono para bicicletas são mais aerodinâmicas

 

Devido à forma como os aros de carbono são produzidos, os engenheiros podem ser um pouco mais criativos nesse aspecto. Os aros de carbono são feitos primeiro amarrando tiras de carbono em padrões de treliça de suporte de peso e, em seguida, tratados termicamente com um agente de ligação de resina para formar as placas de carbono rígido. A resina pode ser adicionada posteriormente a um composto de carbono e depois moldada em forma semelhante à uma impressão 3D com um molde ou prensa de aço quente.

 

 

Esses processos facilitam muito a produção de formas aerodinâmicas exclusivas, ao contrário do alumínio que só pode ser moldado através de matrizes de aço para criar a forma do aro. Antigamente isso tornava os pneus clinchers de alumínio mais confiáveis pois todo aro possuía uma forma sólida, ao contrário dos aros de carbono mais antigos onde o pico do aro era adicionado após a forma original ter sido moldada. Sempre houve uma preocupação a respeito do atrito da frenagem que poderia aquecer a resina e evaporar o material, fazendo com que as redes de carbono se desfizessem. No entanto, isso não acontece mais. Com novas tecnologias e materiais sendo utilizados nas superfícies de frenagem e na fabricação dos freios, o calor do atrito é gerenciado com muita facilidade. 

 

As rodas de carbono proporcionam uma condução mais suave e rígida

 

princeton-roda

 

A flexibilidade - quando falamos no mundo do ciclismo - é o quanto o aro se move de um lado para o outro horizontalmente e quanto o aro se move para cima e para baixo verticalmente. Embora uma roda devidamente tensionada possa suportar algumas bicicletas e ciclistas pesados, ela ainda flexiona sobre esses eixos em condições normais de pilotagem. 

Principalmente em curvas e em asfaltos planos, os ciclistas podem produzir uma potência e torque incríveis. Curvar e virar sob velocidade irá causar o efeito de flexão lateral, enquanto em uma subida com velocidade, a flexão será para cima e para baixo. 

A vantagem da roda de fibra de carbono é que ele reduz a flexibilidade em comparação com o alumínio enquanto ainda absorve a vibração do solo. Isso, juntamente com o fato de já ser um material mais leve, ajuda os engenheiros a trabalhar com mais raios e padrões de amarração de raio rígidos para que o carbono possa superar o alumínio em qualquer circunstância. Todos os grandes vencedores de torneios ao redor do mundo por muito tempo venceram utilizando rodas de carbono para bicicletas. 

 

As rodas de carbono são um bom investimento 

 

Levando em consideração todos os benefícios citados nesse artigo, as rodas de carbono podem ser um excelente investimento para a sua bicicleta, visto que são muito mais leves que as rodas de alumínio, oferecem mais velocidade, maior aerodinâmica, mais rigidez, maior tração, maior versatilidade em questão de design e modelos, além de melhorar o desempenho do ciclista durante o pedal. Pensando em qualidade, performance e design moderno, a Princeton CarbonWorks é a melhor opção para aqueles que desejam aprimorar sua bicicleta e sua performance no pedal. Essas rodas de carbono são usadas mundialmente em circuitos famosos por grandes nomes do ciclismo, como por exemplo Filippo Ganna, Chris Froome e Gerraint Thomas. A marca americana conta com modelos diferenciados, com um design ondulado que é único da marca e com tecnologia de ponta.

 

 

Conte com a Saga Moove para adquirir os melhores componentes para sua bicicleta!